Ufersa porderá instalar unidade em Pau dos Ferros

Pelo menos dois municípios potiguares devem ser contemplados com o projeto de expansão da Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa). O projeto que já foi discutido com a governadora Wilma de Faria deve gerar a instalação de duas unidades descentralizadas em solo potiguar atendendo as regiões do alto oeste e central do Estado.

Segundo o reitor da Ufersa, professor Josivan Barbosa, o projeto já garantiu o apoio da governadora Wilma de Farias e poderá garantir a instalação de unidades nas cidades de Pau dos Ferros no alto oeste, além de Angicos e Lajes, na região central do Estado. "Esses projetos compreendem a abertura de novas vagas para os cursos de graduação em engenharia me-cânica e engenharia de energia", destaca o reitor Josivan Barbosa.
Fonte: Jornal O Mossoroense

Festa dos Destaques

O colunista Lisboa Batista nos informa que já foi dado o ponta-pé inicial para a realização da tradicional FESTA DOS DESTAQUES. A pesquisa que aponta os profissionais que mais se destacaram em nossa cidade no ano de 2006 foi realizada durante o mês passado através de formulários distribuídos em diversas repartições, órgãos, instituições, rádios, comércios e etc. Durante esse mês será feita à consolidação da coleta de votos e dia 1º de Maio será divulgado o resultado. A festa para a entrega do Troféu aos vencedores, será dia 26 de Maio nos salões da AABB da nossa cidade. Volto com mais detalhes.

Demolay - Convite

Chegando convite de José Vieira de Figueiredo – venerável da Loja Maçônica 13 de setembro – para participar da Cerimônia de Abertura Oficial do XVIII Congresso Potiguar da Ordem Demolay. A cerimônia será realizada as 19:30h do dia 20 de abril de 2007, no auditório do Educandário Imaculada Conceição. A mesma será presidida pelo grande mestre estadual Kleber Cavalcante Souza. Obrigado Pelo convite.

Coluna no O Mossoroense

Há convite do amigo Márcio Costa, venho interinamente escrevendo a coluna "Pau dos Ferrros, no jornal O Mossoroense, já há algum tempo. Confesso que está sendo uma experiência maravilhosa, pois é muito gratificante quando vemos que o nosso trabalho está sendo reconhecido. Aproveito este espaço para agradecer de coração a todos que fazem o Jornal O Mossoroense, a todos os leitores que me enviaram e-mails, aos amigos que me ligaram, que enviaram mensagens pro meu Orkut e em especial a toda a galera da imprensa que divulgou notinhas falando sobre minha pessoa em suas colunas. A vocês sou muito grato!

Orkut - Pau dos Ferros

O Orkut - rede de relacionamentos via Internet - é o sucesso do momento. A cada dia o número de usuários aumenta gradativamente. A comunidade da cidade de Pau dos Ferros, que é administrada pelos jovens Arthur Henrique e Renato Cássio, já conta com mais de 3.300 usuários, nela são debatidos assuntos de vários interesses.

Edivan Sila

O escritor pau-ferrense, Edivan Silva – autor do livro O poder da Iniciativa – nos avisa superempolgado que está feliz com a repercussão que a coluna “Motivação e atitude” – escrita por ele no portal www.paudosferros.com - vem obtendo. Nela ele aborda notícias e dicas de marketing, motivação, atitude, atendimento, vendas pela Internet e comércio varejista.

Uern divulga na Internet boletim de desempenho dos candidatos

Todos os 21.832 candidatos já podem consultar seu boletim de desempenho no Processo Seletivo Vocacionado, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

O boletim pode ser consultado pelo site www.consultec.com.br e o candidato deve informar a data de nascimento e o número de inscrição ou CPF ou nome. Caso informe o número de inscrição não será necessário dizer os outros dois.

A novidade deste ano é que o candidato poderá ver sua pontuação na redação. Além da nota da redação, o boletim mostra também a média total e com isso poderá compará-la com a média dos concorrentes. Para quem optou pelo Enem também estará disponível a pontuação.

A relação dos convocados na segunda chamada para ingresso no 1º semestre letivo de 2007 será divulgada no dia 9 de abril do ano em curso. Já a lista dos convocados para o 2º semestre estará disponível no dia 10 de agosto.

Fonte: Jornal O Mossoroense

RN vira poló em cirurgia auditiva

Em pouco mais de um mês a pequena Débora, 3, vai começar a conhecer um mundo novo. Diagnosticada com surdez profunda aos 2 anos de idade, nunca ouviu as constantes declarações de amor de seus pais. A maior de todas ainda está sendo feita. Apesar de ainda não ouvir - e por consequência não falar, Débora compreende o que seus pais fizeram, e ainda fazem por ela. Ao receber o diagnóstico da filha o ex-gerente administrativo Murilo Gomes da Silva, 47, e a ex-empresária Patrícia Valéria Lima da Silva, 44, não pensaram duas vezes. Largaram tudo que lhes proporcionava uma vida confortável no estado das Minas Gerais e se mudaram para o Rio Grande do Norte em busca do tratamento que dará audição à sua filha.

Emocionado, Murilo lembra como começou a desconfiar da surdez da filha. ‘‘Eu abria a porta do apartamento e ela não se virava para me receber. Começei a fazer testes. Balançava as chaves por trás da cabeça dela e ela não olhava’’, disse. O sofrimento de Murilo e sua esposa crescia na mesma medida em que o problema não era diagnosticado. Eles chegaram a consultar uma fonoaudióloga que não percebeu a surdez da menina. Por fim consultaram um otorrinolaringologista que diagnosticou a surdez profunda idiopática de Débora. A partir desse dia, Murilo e Patrícia viram suas vidas ficarem de pernas para o ar.

A surdez severa ou profunda bilateral é o nível mais elevado que um ser humano pode chegar na deficiência auditiva. As pessoas que sofrem desse tipo de surdez não conseguem resposta satisfatória com o uso de aparelhos auditivos convencionais. A deficiência pode ter origem desde o nascimento ou se apresentar gradativamente nos indivíduos em diferentes etapas da vida. O cirurgião Rodolpho Penna Lima explica que a surdez é uma deficiência silenciosa. ‘‘Entre mil crianças, uma a cada cinco nasce com algum grau de surdez’’, alerta o médico.

O mesmo médico que diagnosticou a deficiência de Débora indicou o tratamento: o implante coclear. Porém, outras dificuldades surgiram. Além do alto custo para a cirurgia - em torno do R$ 45 mil - o tratamento só é realizado em três estados brasileiros: São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Sem pensar duas vezes, o casal mudou-se para o estado em busca do tratamento que tiraria sua filha do silêncio. Passados dez meses desde a chegada do casal ao estado, a pequena Débora recebeu o aparelho que lhe devolverá a audição. Ela fez a cirurgia no último dia 14 (quarta-feira) no Hospital do Coração. A partir de então vai aguardar a cicatrização da incisão feita para introduzir o chip - que desempenhará a função do ouvido - para começar o processo de programação e adaptação do paciente ao implante.

Hoje Murilo e Patrícia estão morando em Parnamirim, em uma casa alugada e dependem de ajuda de amigos e familiares que residem no estado para sobreviver. Os dois estão desempregados. Mas não se arrependem, em nenhum minuto do que fizeram. ‘‘Foi uma experiência abençoada que pôs à prova muitas coisas, inclusive o nosso casamento e nossa fé’’, disse Murilo. Agora o casal só tem um sonho, ouvir pela primeira vez a voz da filha.


GABRIELA FREIRE
DA EQUIPE DE O POTI

Portalegre

É sempre um grande prazer, subir a serra e visitar a bela cidade de Portalegre. Domingo passado, na companhia da prima Meire Alves, do meu pai Juvenal Pereira e sua amada Angélica Mendes, pudemos desfrutar do clima agradável e se deslumbrar com as belezas da cachoeira do Pinga, terminal turístico da Bica, hotel Portal Serrano e do Mirante da Boa vista. No mirante, a alegria de rever vários amigos e de poder apreciar a vista mais bela da cidade.
@ - O Mirante da Boa Vista é sem dúvidas, um dos lugares mais aconchegantes da cidade serrana. Clima agradável, muito visitado, culinária impecável e música ao vivo todos os domingos com Alexsandro Bandeira. Sem falar na receptividade do querido Amigo Edielson Soares e todos os seus funcionários. Obrigado pela recepção.
@ - No mirante em portalegre, foi um imenso prazer rever os amigos, Felipe Nunes, Maxuel, Widy e também o jovem empresário pau-ferrense Maison Rêgo, que estava acompanhado da esposa Kelly, da sogra Erivam e dos cunhados Matheus e Carla.





Congresso

Chegando e-mail do casal José Vieira/Soraya Vieira, avisando que o Capítulo Príncipe do Alto Oeste, que tem como o seu Mestre-Conselheiro Joel Dácio, sediará o XVIII Congresso Potiguar de 20 a 22 de abril. Projetando a participação de mais de 400 jovens. Informações completas pelo site : www.demolarpotiguar.org/congresso2007

Comemoração

Várias lideranças políticas, entre elas o deputado Raimundo Fernandes e a governadora Wilma Faria, estiveram em nossa cidade na última quinta, dia 22, em virtude do aniversario do ex-prefeito Dr. Nilton Figueiredo. O aniversário foi comemorado em grande estilo. Muitos pauferrenses marcaram presença no bairro São Geraldo, onde foi servido o tradicional bolo e logo em seguida seguiram em passeata pelas principais ruas da cidade, com direito e trio elétrico puxado pelo cantor Nilson Viana e a banda menina dengosa.

DOWN


Comemoramos, na semana passada, o Dia Internacional da Síndrome de Down. Um dia para homenagear, para olhar e para lutar por pessoas muito especiais. Especiais como a Ivy, a filhinha que o Romário homenageou de forma tão emocionante ao se despedir da Seleção Brasileira, na Guatemala. Especiais como a pequena Joana, que encantou o Brasil inteiro vivendo a Clarinha, de Páginas da Vida. Ou como outros 300 mil brasileiros que nasceram com um cromossomo a mais e que nos ensinam, com sua alegria e suas limitações, a conviver com nossas diferenças, numa sociedade plural.

Feijó Folia

Tudo pronto pra Feijó Folia, feijoada oficial do Carnapau, que será realizada durante o sábado da micareta. O jornalista Jean Carlos, organizador do evento, preparou várias novidades, entre elas a presença de duas bandas para agitar a galera. São elas: Banda Naballada (Macau – RN) e Onda do Brasil (Assú – RN). Mais uma vez o evento será realizado na AABB.

Música


O presidente da Fundação José Augusto, advogado, engenheiro agrônomo, escritor, jornalista e poeta Crispiniano Neto, convidou ontem a pesquisadora Leide Câmara, autora do “Dicionário da Música do Rio Grande do Norte”, para ajudá-lo a planejar uma estratégia visando difundir ao máximo a música popular do Rio Grande do Norte em pleno Rio Grande do Norte. Eles deverão definir as linhas gerais da promoção em poucos dias.

Fonte: Colunista Roberto Guedes - Jornal de Fato

Carreta da Banda Magníficos tomba na BR-304 e quatro pessoas saem feridas

O tombamento de um caminhão tipo carreta/baú, com equipamentos da Banda Magníficos, de Monteiro, tombou à altura do KM 158 da BR-304, entre o trevo de acesso ao município de São Rafael e Angicos, e decorrente disso, quatro integrantes do grupo ficaram feridos. São eles: a dançarina Silbelle Ferreira da Silva, João Rodrigues da Silva e José Viana Caldeira de Sá, que sofreram escoriações leves e ainda o motorista Antônio Rodrigues da Cunha. Este teve fraturas na clavícula e era o único que permanecia internado no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) até o início da tarde de ontem.

De acordo com declarações dos integrantes da Banda Magníficos, que é oriunda da cidade de Monteiro, na Paraíba, o grupo tinha uma apresentação agendada para ontem na cidade de Fortaleza. A carreta com os instrumentos viajava na frente do ônibus com os integrantes, mas eles teriam de pernoitar em Mossoró. O carro, segundo eles, desgovernou-se quando o motorista teve de fazer uma manobra para desviar de um outro veículo que seguia em sentido contrário em alta velocidade e tentou uma ultrapassagem ilegal.

A dançarina Silbelle se antecipou em viajar na carreta porque queria chegar mais cedo em Fortaleza, onde residem seus familiares e com quem ela queria passar mais tempo.

Fonte: Gazeta do Oeste

Bom inverno e investimentos institucionais geram expectativa de boa safra na cidade de São Miguel

Os agricultores da serra de São Miguel têm vivido momentos de grande expectativa devido as boas chuvas de inverno na região que devem resultar numa colheita satisfatória. Diante desta realidade a prefeitura de São Miguel, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, tem investido na zona rural do município destinando recursos ao homem do campo no intuito de assegurar ainda mais os bons resultados da plantação.

Segundo dados do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater), São Miguel é o município com a maior produção de milho no Estado, além de ser conhecido também por possuir uma grande safra de feijão, fava e amendoim a cada inverno. A iniciativa da prefeitura de São Miguel contribui para o trabalho dos pequenos agricultores numa tentativa de facilitar o plantio para o período de inverno. A zona rural de São Miguel é marcada pela presença de micropropriedades e concentra cerca de 44% da população micaelense.