Coluna Gastronomia Sem Frescura - Por Ismaelson Rêgo


Mais novidades do III Festival Gastronômico de Pau dos Ferros.

Como estou fazendo a algumas semanas, trago hoje mais novidades sobre o nosso evento, para começar uma ótima notícia, o conceituado restaurante Paçoca de Pilão da nossa querida Dona Adalva uma das mais importantes figuras da gastronomia potiguar e que ano passado ganhou o primeiro lugar no nosso concurso já é presença garantida este ano, veja algumas informações sobre o Paçoca: O Restaurante Paçoca de Pilão tem 20 anos de existência, tendo a frente do restaurante a proprietária Adalva Dias Rodrigues (Dona Adalva), que cuida pessoalmente da cozinha do restaurante. O Guia 4 Rodas há 13 anos indica o Restauante Paçoca de Pilão entre os melhores do Brasil pela qualidade da sua cozinha, além disso, a Veja Natal elegeu em 2010 o paçoca como o melhor estaurante do litoral sul de Natal. Outra ótima novidade a muito tempo é procurada por mim enquanto organizador, teremos um stand com tapiocaria e acarajé. Dessa forma fico tranqüilo por continuar proporcionando ao povo de Pau dos Ferros uma grande variedade de comidas de todos os cantos, mas sem perder o foco principal que são os estabelecimentos da nossa região diferente de outros eventos gastronômicos que trazem em sua grande maioria restaurantes de Natal. As melhores novidades ainda estão por vir, aguardem.

Trilhas Potiguares na cidade de Venha Ver


O programa Trilhas Potiguares da Universidade Federal do Rio Grande do Norte chegou ao município de Venha-Ver/RN, na tarde-noite do, dia 01 de agosto.

Trilhas Potiguares ocorre há 13 anos promovendo atividades educativas, que têm como objetivo integrar ações de ensino, pesquisa e extensão com uma efetiva interação social, além de contribuir com a formação cidadã das populações e desenvolver ações de superação das possíveis vulnerabilidades nos municípios envolvidos.

São 20 alunos, dos diversos cursos existentes na UFRN, entre eles medicina, odontologia, enfermagem, comunicação, artes, geografia, história, nutricionista, engenharia, biblioteconomia, educação fisíca, entre outros que participarão das atividades do Trilhas Potiguares na cidade de Venha-Ver. Para as funções de coordenadores a nível local serão 02 professores, Na coordenação estadual do programa estão os professores Rita de Cássia da Conceição Gomes, pró-reitora-adjunta de Extensão, e Deusimar Freire Brasil.

Relações humanas

O programa desenvolve atividades como combate ao alcoolismo, apresentação de teatro mamulengos, palestras sobre prevenção de hipertensão, doenças sexualmente transmissíveis Aborto e gravidez na adolescência. Também serão ministrados minicursos com as temáticas : Relações humanas no trabalho, Conselho Tutelar e sua importância, Fotografia, uso da internet, Reciclagem de papel, plásticos. Além disso, serão desenvolvidas ações inerentes a gestantes e idosos com atividades físicas e a saúde bucal. A equipe mobilizará a comunidade para a Trilha à Serra de São José, que está incrustada na bela cidade serrana, proporcionando momentos de integração, e também proporcionando através da prática de exercícios, na melhoria da qualidade de vida, eliminando o sedentarismo.

O Prefeito Expedito Salviano, juntamente com a Primeira-dama Eustânia Fernandes Salviano, recepcionou os componentes, dando as boas vindas , e na oportunidade falou da importância do Trilhas Potiguares, destacando sua contribuição para a vida acadêmica dos alunos envolvidos e da importância da aproximação da Universidade com as cidades que receberão o programa. “Além de ser o programa de extensão de maior visibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, é enriquecedor para os alunos, professores e principalmente para os municípios envolvidos”. Disponibilizamos toda a estrutura administrativa do nosso município, principalmente na área física, para dar todo o suporte necessário para o bom desenvolvimento do Projeto na nossa cidade. Sintam-se em casa, pois os venhaveenses são bastante hospitaleiros e receptivos, finalizou o Prefeito.

Prefeitura de Pau dos Ferros confirma a realização de mais uma edição do Fest Criança

Seguindo o sucesso das edições anteriores, a Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal da Juventude, Habitação e Assistência Social, na coordenação da Secretária Emília Suzana, se prepara para realizar mais uma edição do Fest Criança. Uma festa ao estilo carnaval fora de época (micareta), que é destinada ao público infantil em comemoração ao seu dia (12 de outubro).

Desde o início da sua administração, o Prefeito Leonardo Rego tem investido muito na realização e ampliação desta comemoração, que já é referencia em toda região do Alto oeste do Estado. Uma comemoração que, a cada ano, fica maior, em número de participantes.

A idade para participar do evento segue para crianças na faixa etária de 2 a 14 anos, e que serão acompanhados pelos pais durante todo o percurso. Devido o seu grande sucesso, o evento tem tomado proporções enormes dentro do município e tem atraído o público mais adulto, que aproveita para se divertir, e voltar aos tempos de criança.

Com o sucesso da micareta, a fórmula, segundo a Secretária Emília Suzana, será repetida. Segundo ela, as crianças participantes receberão brindes, picolés, sorvetes para animar ainda mais o evento, e claro, o abadá. Além disto, ao final do evento, serão sorteados prêmios aos participantes.

O evento continuará totalmente gratuito. Em breve, ainda de acordo com Emília, a Prefeitura estará informando os locais, onde os interessados poderão se inscrever e participar desde evento.

Leonardo e Fabrício entregam prêmio durante o Fest Criança 2009

Praça de Eventos de Pau dos Ferros lotada durante o Fest Criança 2009

II Festival Gastronômico de Portalegre


Chega convite do prefeito de Portalegre, Euclides Pereira, para prestigiarmos o II Festival Gastronômico do município, que acontece no próximo fim de semana. A programação envolve atividades gastronômicas e artísticas para o público, degustação de pratos elaborados pelos chefs a preços populares, concurso gastronômico valorizando produtos típicos da região, restaurantes e bares, programação musical que prestigia a música de raiz como Dorgival Dantas, Santana, Waldonys, Irah Caldeira, entre outros. Agradecemos a gentileza.

Fique Por Dentro

@ - Na grade de programação dos eventos do Alto Oeste, vem aí o III Festival Gastronômico de Pau dos Ferros, nos dias 2, 3, 4 e 5 de setembro. O festival acontecerá durante a Finecap e será organizado pela IRA Marketing e Eventos.

@ - Mãos que ajudam e fazem acontecer! Show beneficente com a cantora Joana em Mossoró em prol do abrigo Amantino Câmara. Faça acontecer você também, dia 17 de agosto, na Berrante Casa Show. Ingressos antecipados na Ótica Finesse (84) 3315-6100.

@ - A Obelisco FM, buscando sempre o melhor para os ouvintes, parceiros e anunciantes, está agora em novo endereço e funcionando em novas instalações em um prédio mais amplo. A emissora agora está localizada na BR-405, no Princesinha do Oeste.

@ - O conceituado jornalista Márcio Costa voltou recentemente a escrever diariamente a coluna Giro Pelo Estado nas páginas do conceituado jornal O Mossoroense. Além da coluna, Márcio atualiza diariamente o blog www.giropeloestado.com.

@ - O Corpo de Bombeiros do Estado do RN ganhou recentemente mais uma unidade operacional e ampliou suas ações para a região do Alto Oeste do Estado. A nova unidade fica no município de Pau dos Ferros e já conta com 15 militares e quatro viaturas, atende 37 municípios da região.

@ - O colunista há bastante tempo aderiu à onda do Twitter, espécie de microblog. O endereço é www.twitter.com/clistenescarlos.

Reality show itinerante realiza atividades na cidade de Mossoró

Integrantes do reality show “Busão do Brasil”, da rede de televisão Bandeirantes, chegaram à cidade de Mossoró no último sábado e permanecem até a próxima sexta-feira (6). Durante a estada no município, os participantes, parcialmente confinados em um ônibus adaptado, estão realizando tarefas sociais e se submetendo a provas para permanecerem na disputa por 1 milhão de reais.

De acordo com a produção do programa, inicialmente, doze jovens foram escolhidos para começar a viagem em Fortaleza (CE), sendo que um participante entrou no veículo já em Mossoró. "Vamos permanecer durante uma semana nas cidades que pararmos e em cada localidade eles irão promover tarefas de cunho social. Em Mossoró, dividimos os participantes em dois grupos, uma equipe convidou a população para Palestra da Pastoral da Criança, simultaneamente divulgou a apresentação da peça infantil do Teatrinho Caçulinhas", revela a produtora Júlia Pereira, acrescentando: "A tarefa é sempre ajudar, para isso eles precisam chamar o maior número de pessoas possível".

Os dois eventos voltados às comunidades carentes da cidade ocorreram na tarde de ontem, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Na ocasião, estudantes de escolas públicas da cidade prestigiaram o espetáculo teatral.

Fonte: Jornal O Mossoroense

“Busão do Brasil”

O programa é composto por seis homens e seis mulheres de vários estados, parcialmente confinados em um ônibus de 45 metros quadrados, onde realizam várias atividades coletivas, como, por exemplo, dormir e cozinhar. Os participantes estão sendo filmados 24 horas por dia e aquele que conseguir chegar ao final da viagem ganhará o prêmio de R$ 1 milhão. "Foram escolhidas cidades no meio do país, que não são conhecidas pelo turismo e com população pequena", conta Júlia Pereira.

Durante três meses, o ônibus adaptado do programa irá transitar por 11 estados brasileiros, percorrendo aproximadamente quatro mil quilômetros e parando em 16 cidades e com uma equipe composta por 48 pessoas, entre produtores, assistentes e cinegrafistas. Em cada localidade que o ônibus estacionar, os participantes realizarão tarefas, provas e diversos passeios ao ar livre. Além disso, no decorrer da semana o público pode votar em quem não executou devidamente as provas através do sítio: www.busãodobrasil.com.br, os três participantes mais votados serão escolhidos para estarem na "Lama", depois de selecionados os outros integrantes do reality show decidem dentre o trio a pessoa que deixará o “Busão do Brasil”.

Está previsto no roteiro de viagem paradas nas cidades de Caruaru (PE), Feira de Santana (BA), Domingos Martins (ES), Petrópolis (RJ) e São Paulo (SP), destino final.

Desde a última sexta-feira a Band está exibindo um programa de uma hora, ancorado ao vivo pelo apresentador Edgard Piccoli diretamente do estúdio em São Paulo. No entanto, o público também pode acompanhar a aventura em boletins diários e aos domingos, às 21h30, o canal exibe o compacto da semana.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Coluna Gastronomia Sem Frescura - Por Ismaelson Rêgo


A coluna desta semana está saindo excepcionalmente na quinta feira, pois tive de esperar o retorno de alguns parceiros para poder escrever para vocês sobre os patrocínios e apoios que temos fechado. Vamos começar pela Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros que desde a primeira edição do evento têm sido o principal patrocinador, temos também desde o começo o Tempero Pilado, a Inbev através da Distribuidora Extra do amigo Michel e que entra com a marca de cerveja Bohemia, a Office Fast sediada em Natal e uma das maiores empresas de sinalização do estado, como já se nota temos conseguido sempre fidelizar nossos parceiros e desde o ano passado contamos com o apoio de peso do SENAC e com a importante parceria do Carnapau, já para este ano as novidades são Romero Propaganda cujo entreguei a responsabilidade de criação gráfica do evento que antes era toda produzida em Natal, e a Fuxico Propaganada e Eventos que está nos cedendo um mega telão para transmitirmos as oficinas e concursos. Não posso deixar de citar os restaurantes que já temos no evento e como todo ano os primeiros são os da casa como a Pizzaria água na Boca vencedora da primeira edição, a Choperia Alagoana novo estabelecimento do nosso município, o Buxixo bar e petiscaria nem inaugurado ainda, mas que é presença confirmada e por último uma novidade o Sandubão Maceió que como o próprio nome sugere vai trabalhar sanduíches típicos da capital alagoana. Enfim estes são alguns dos parceiros que fazem o sucesso deste evento que têm revolucionado o Oeste Potiguar, digo alguns, pois sei que outros virão para unir forças a Ira marketing & eventos e realizar um belo festival que como sempre têm o intuito de mostrar que gastronomia é para todos. E que venham mais parceiros.

Contato: 9963-1768 8819-7180 – Ismaelson Rêgo – Diretor.

FESTIVAL DE PORTALEGRE FARÁ VIAGEM GASTRONÔMICA LUSO BRASILEIRA

Festival acontece de 6 a 8 de agosto, numa das mais belas cidades serranas do Rio Grande do Norte. Haverá oficinas gastronômicas de cozinha portuguesa e brasileira, cozinha-show, degustações, bares e restaurantes, além de shows musicais de Dorgival Dantas, Waldonys, Santana, entre outros

Pelo menos no que diz respeito à gastronomia, Portalegre já está em clima de comemoração dos seus 250 anos de fundação, completados em 2011. Durante o II Festival Gastronômico e Cultural, que acontecerá próxima semana, de 6 a 8 de agosto, o município potiguar vai fazer uma verdadeira viagem às suas origens, da cozinha de raiz aos sabores herdados dos portugueses que ali viveram.

Terceira Vila da Capitania do Rio Grande do Norte, Portalegre foi fundada em 08 de dezembro de 1761, pelo Juiz de Fora de Olinda, o norte-alentejano Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco. Daí a origem do nome Portalegre ser portuguesa, pois na região do Norte-Alentejo em Portugal, existe uma cidade com o mesmo nome. Em 2004, as cidades-irmãs oficializaram a parceria cultural e nesta segunda edição do festival a prefeitura pretende fazer uma homenagem através dos sabores.

A abertura da tenda gastronômica terá, portanto, o foco da gastronomia pelo mundo com oficinas sobre cozinha luso brasileira coordenadas pelos chefs Arthur Coelho e Sanylle Faraj. O concurso gastronômico será a atração da segunda noite, quando estarão concorrendo apenas profissionais da região criando pratos que tenham alguns ingredientes típicos, como castanha de caju, mel etc.

Oficinas e harmonizações com cafés, vinhos e coqueteis também estão na pauta da cozinha-show. O consultor da Gran Cru Rodrigo Lima ministrará palestra sobre vinhos ao lado do chef Gabriel Camilo, que ficará responsável pelos pratos harmonizados. Já o barista catarinense Alcides Zis realizará oficina de cafés e suas harmonizações, em “dueto” com a chef Cacau Wanderley.

Mais oficinas estão programadas para o domingo, como a cozinha para crianças, com Cacau Wanderley, e ainda a cozinha regional com os chefs Kaio Aragão e Gabriel Camilo.

A famosa degustação-show — uma tenda onde os chefs preparam pratos na hora a preços baixos — a primeira noite será com Cacau Wanderley e Gabriel Camilo criando pratos da culinária portuguesa. No sábado, os chefs apostam na cozinha brasileira e regional. Além dos chefs convidados, sobem a serra equipe de alunos do curso superior de Gastronomia da Universidade Potiguar.

RESTAURANTES NA PRAÇA

Como já é tradição nos festivais, a praça da Matriz Cel. Vicente do Rego Filho estará tomada de restaurantes convidados. Entre as novidades, o tradicional Restaurante da Totoia de Natal estreia no festival. Também participam a pizzaria Calígula, de Pipa, o restaurante Alagoana, Mirante Boa Vista, restaurante do Hotel Portal da Serra e Ombak Cachaçaria. Entre os bares, o Salsa, Minha Massa, Churrasketto e a chocolateria Showcofrutas.

Promovido pela Prefeitura local através do prefeito Euclides Pereira de Souza e das Secretarias de Cultura e Eventos e de Turismo, com patrocínio do Governo do Estado, o evento tem a produção executiva da equipe dos Festivais Gastronômicos e Culturais do RN, sob a direção de Walde Faraj, Carlos Lira Jr, Witame Jr e coordenação gastronômica da chef Sanyle Faraj e Cacau Wanderley. Também são parceiros gastronômicos a Brasinox, Dubeef, Eloi Chaves Distribuidora, Hortifruti Rangel, Multibar, Saeco e Flor de Sal (Cimsal)

PROGRAMAÇÃO MUSICAL JÁ ESTÁ FECHADA

O Festival de Portalegre faz a diferença trazendo em sua programação musical um foco mais cultural, com atrações de alto nível sem fugir das raízes nordestinas. Na sexta-feira haverá shows de Alexandro Bandeira (coreto), a pernambucana Irah Caldeira (palco principal) e o sanfoneiro, cantor e compositor potiguar de grande prestígio nacional, Dorgival Dantas.

No sábado, as atrações são a banda Tree Gaúcho (coreto) e, no palco principal, Os Tremendões, encerrando com o sanfoneiro e grande cantador pernambucano Santana.

No domingo, o coreto recebe a Banda R3 de Natal, encerrando com o sanfoneiro cearense Waldonys e Anísio Junior e Forró Pé de Serra.

ATRATIVOS

A altitude máxima da Serra de Portalegre é de 710m. Possui um clima ameno, cujas temperaturas variam de 14ºC a 29ºC ao longo do ano. O município é rico em fontes naturais e cachoeiras, sendo uma destas perenes, que é a Cachoeira do Pinga com 96m de queda. Portalegre fica a 366 km da capital Natal e 146 km de Mossoró.

SERVIÇO

II FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL DE PORTALEGRE-RN

DE 6 A 8 DE AGOSTO. Oeste do estado, 266 km de Natal e 146km de Mossoró

Informações e entrevistas:

(84) 3377-2241/2196

www.portalegrern.com.br

SEC. CULTURA E VENTOS

Temístocles Lucena

portalegrecultura@brisanet.com.br

SEC. TURISMO

Maria Aucely Costa

sematurportalegrern@hotmail.com

Assessoria de imprensa

Fato Novo Comunicação

Dionísio Outeda (84) 9974-3839

Cinthia Lopes (84) 9635-4674

fatonovo@supercabo.com.br

dionisioouteda@gmail.com

Coordenação geral:

Walde Faraj (84) 9983-0044

Witame Jr 9916-9490

Carlos Lira Jr

Produção executiva

Fernando Rocha (84) 9927-9445

Coordenação gastronômica

Sanylle Faraj 9606-5891

O "Busão do Brasil" está em Mossoró


Já se encontra na cidade de Mossoró a equipe da TV Bandeirantes do reality show “Busão do Brasil”, onde 12 jovens estão confinados dentro de um ônibus, com estrutura de cozinha, quartos, banheiro e sala, acompanhados por câmeras 24 horas por dia. O veículo vai viajar de norte a sul do Brasil num misto de provas e diversão.

Em uma das provas do programa a premiação será um dia inteiro de conforto e lazer no Hotel Thermas, em Mossoró. O reality show itinerante tem como objetivo divulgar os costumes e a cultura da cidade onde passa e o Resort de Mossoró foi o escolhido para transmitir tudo isso para o Brasil.

O Busão do Brasil é o primeiro reality show on the Road da emissora. O vencedor receberá R$ 1 milhão.

Gustavo Fernandes participa de comício em João Câmara


O canditato a deputado estadual pelo PMDB, Gustavo Fernantes, esteve na noite desta sexta-feira, 30 de julho, na cidade de João Câmara participando de uma grande movimentação política que foi organizada por Vavá, prefeito da cidade.

Na praça central de João Câmara, o prefeito Vavá e os moradores da cidade receberam o jovem Gustavo Fernandes, que disputa pela primeira vez uma vaga para deputado estadual e também o deputado federal Felipe Maia, candidato à reeleição.

Com a praça cheia, o prefeito ressaltou a História dos dois candidatos, lembrando que ambos têm tradição política na família.

“Elias Fernandes, pai de Gustavo, teve quatro mandatos como deputado estadual e uma importante atuação e por isso confiamos em seu filho Gustavo Fernandes que quando eleito vai honrar essa tradição politica e vai lutar e trabalhar por um Rio Grande do Norte melhor. E Felipe tem o sangue de quem trabalha pelo RN. José Agripino é o senador que defende o país. Felipe tem valor pela família, mas também pelo seu trabalho”, disse Vavá.

Além do prefeito da cidade, muitas outras lideranças políticas que também apoiam a candidatura do jovem Gustavo Fernandes marcaram presença e discursaram para a população que teve a oportunidade de conhecer e ouvir as propostas de Gustavo.

“Aceitei tomar o desafio de tentar uma cadeira na Assembléia Legislativa representando o meu querido Rio Grande do Norte, por entender que nosso estado precisa ter de volta políticos identificados com ela.” Disse Gustavo Fernandes.

Clique no link a seguir e confira as fotos do comício em João Câmara - http://www.flickr.com/photos/gustavofernandes15123/sets/72157624497998553/detail/